terça-feira, 3 de maio de 2011

Como ativar o controle de número de série no Protheus

Como ativar o controle de número de série ?

Para utilizar o controle de número de série, deve-se antes ativar o controle de endereçamento físico dos produtos. Para isto, é necessário habilitar o parâmetro "MV_LOCALIZ" (ambiente Configurador) e, no cadastro de produtos, alterarem o campo 'Controla Endereçamento' para 'Sim' para o produto cujo controle de número de série deva ser ativado.

Quando o controle de endereçamento é utilizado, todas as entradas de produto no estoque que possuem endereços físicos deverão passar pelo processo de “Endereçamento” (rotina MATA265) ambiente Estoque/Custos. Isso inclui: entrada de notas fiscais e apontamentos de produção.

Durante a execução da rotina 'Endereçamento', o usuário irá atribuir os números de série aos produtos através do campo DB_NUMSERI. No endereçamento deve-se realizar a distribuição de forma unitária e a cada linha informar um numero de serie.

Dessa forma se forem recebidos 5 unidades de um produto, no endereçamento deve-se incluir 5 linhas com DB_QUANT = 1, e para cada linha informar seu numero de série.

Uma vez cadastrado, o número de série irá acompanhar o produto em todas as movimentações durante sua permanência no estoque.

Observação:
Produtos que utilizam controle de numeração serial somente podem ter movimentações unitárias.
Exemplo: Se for feita a venda de 100 unidades de um produto que utiliza o controle de número de série, o pedido de venda deverá conter 100 linhas com o mesmo produto.
Como o controle de número de série está associado ao controle de endereçamento, também será obrigatória a atribuição de um endereço físico para o produto. Caso a empresa não queira utilizar este controle, pode criar um endereço “virtual” único para todos os produtos.


Movimentos Internos
No programa de movimentações internas, o campo de numero de série é utilizado quando o produto controla endereço e o movimento for de “Requisição”.
Se incluído um movimento de requisição, ao teclar F4 sobre o campo número de série, será aberta uma tela com o ENDERECO+NO.SERIE amarrados e disponíveis para uso, assim, ao selecionar um destes, eles preencherão os respectivos campos e serão gravados no arquivo SD3.

Empenho
Na abertura de uma OP se o parâmetro F12 “Sugere Lote/Endereço a empenho = SIM” o sistema irá sugerir automaticamente o Lote/Endereço/Numero de Série para empenhar. Caso o parâmetro esteja marcado como “Não”, será necessário realizar o empenho através da rotina de ajuste de empenho e ativar o parâmetro “Empenho por Endereço/Nº Série=SIM”, pois ao confirmar as alterações do empenho será apresentada janela para seleção dos números de série a empenhar. Este empenho por numero de série é gravado na tabela SDC (Composição do empenho).

Um comentário: